top of page

O Valor da Marca: Um ativo com valor financeiro

Os ativos intangíveis como a Marca já representam cerca de 90% da capitalização bolsista das maiores empresas do Mundo. Um exemplo de que vivemos na sociedade do Conhecimento e da criação de Significado.


O valor financeiro da marca. Branding e Gestão de Marcas
Marca: um ativo com valor financeiro. Crédito da Imagem: Marcating.com

Não sei se o leitor que está desse lado trabalha para uma das empresas referidas no ranking das marcas mais valiosas do mundo, ou se trabalha para alguma das 500 000 marcas existentes no Planeta, distribuídas por mais de 2000 categorias. Mas o que posso garantir é que a sua marca tem um valor.


Apesar de as Marcas terem uma existência milenar, a necessidade da sua valorização só ganhou ímpeto no final do século passado. Até ao último quartel do séc. XX, as empresas eram essencialmente valorizadas em função dos seus ativos tangíveis - bens e equipamentos de produção, propriedades e edifícios; ou activos financeiros como proveitos e investimentos.


Os chamados ativos intangíveis, onde se incluem a cultura organizacional, tecnologias, patentes ou as próprias marcas, também eram importantes para o negócio, mas raramente eram valorizados. Com a ajuda da área do marketing, alguns modelos de avaliação começaram a explicar, interpretar e medir as percepções do consumidor em relação às marcas.


No entanto, foi a partir da década de 80 que o paradigma se alterou devido à capitalização bolsista e ao impacto das marcas na valorização das empresas em momentos de fusões e aquisições. No ano de 2000, cerca de 45% dos ativos das empresas norte-americanas ligadas ao setor não financeiro já eram ativos intangíveis contra um pouco mais de 20% em 1995. E estudos recentes apontam que os ativos intangíveis já compreendem hoje 90% do valor das empresas do índice S&P 500, que reflete o valor das 500 maiores empresas norte-americanas. Um valor que coloca os ativos tangíveis, como prédios, equipamentos e imóveis, com um peso de apenas 10%, o valor mais baixo de sempre.

O Valor das 100 Marcas mais valiosas do Mundo
O valor das Marcas mais valiosas do Mundo. Crédito da Imagem: Marcating.com

O valor dos ativos intangíveis representa hoje o valor mais elevado de sempre pois as empresas dependem cada vez mais de tecnologia e inovação para competir. E neste contexto competitivo, o valor da Marca, a par de outros ativos intangíveis como os direitos de propriedade intelectual, inovações, dados de clientes e softwares, continuarão a crescer e a ser determinantes nas estratégias de qualquer organização.


As Marcas mais Valiosas do Mundo


A Interbrand é uma das consultoras de branding que todos os anos calcula e publica o valor das marcas mais valiosas do Mundo. Na edição referente a 2022, o valor combinado do TOP100 ultrapassava os 3 mil milhões de dólares, sendo o valor mais elevado de sempre.


As marcas mais valiosas do Mundo
Tabela: As marcas mais valiosas do Mundo. Crédito da Imagem: Adaptado de Interbrand

Commentaires


Já tens o GUIA PRÁTICO que preparei para ti?

"Adorei o Livro. Vejo as marcas de uma forma diferente e ajudou-me na minha empresa"

Susana Marques, Coimbra

 LIVRO eBook - 124 Páginas - 3.ª EDIÇÃO

Criar e gerir uma Marca
em 5 passos

Capa do Livro Criar e Gerir uma Marca em 5 Passos
Capa do Livro Criar e Gerir uma Marca em 5 Passos

Mais conteúdos para aplicares à tua marca

Aprofunda os teus conhecimentos com artigos que abordam todas as dimensões de Branding e Gestão de Marcas

Diferenciação em Branding

DIFERENCIAÇÃO

Não basta ser diferente é necessário fazeres a diferença na Vida dos teus clientes

Segmentação em branding

SEGMENTAÇÃO

Atrai os clientes certos para construires uma marca forte e duradoura

Posicionamento de Marca

POSICIONAMENTO

Descobre o sweet-spot da tua marca no mercado e torna-te uma referência no teu setor

Prometo que não passo das Marcas

Assina a minha Newsletter e recebe as novidades e os novos artigos em primeira mão!

Obrigado. Estamos em contacto! Até já

bottom of page