top of page

Como escrever uma PROMPT de Marketing com sucesso

Atualizado: 11 de nov. de 2023

Imagine ser capaz de dialogar um assistente virtual com a mesma naturalidade com que fala com um colega do escritório. A chave para que isso aconteça está em dominar as técnicas que tornam suas interações com o ChatGPT mais eficazes e autênticas. Neste artigo, vamos desvendar os segredos por trás da comunicação com o ChatGPT, de forma a obter resultados que pareçam ter sido elaborados por um verdadeiro ser humano.


Dialogar com o Chat GPT - Prompts
Quanto mais fluente for o seu diálogo com o ChatGPT, melhores serão os resultados que irá obter. Crédito da Imagem: Marcating.com


Como Falar com o ChatGPT sem se sentir um robot

A interação com tecnologias inovadoras, como o ChatGPT, traz um novo mundo de oportunidades para aproximar as marcas das suas audiências. No entanto, para aproveitar ao máximo ferramentas generativas como o Chat GPT, ou o Jasper, é necessário perceber o que é uma prompt, e conhecer 7 orientações práticas que podem ajudar os profissionais de marketing a otimizar as suas conversas com estes Bots de Inteligência Artificial (IA). Vamos a isso!


Prompt: uma palavra que faz toda a diferença


É difícil falar em ChatGPT sem falar em prompts. De facto, é através de prompts que estabelecemos um diálogo com o ChatGPT. Na prática, a prompt define-se pela interação que estabelecemos com as ferramentas de IA. Ou seja, se fizer uma pergunta ao ChatGPT, essa pergunta é uma 'prompt'.


E por isso a forma como elabora a sua interação (prompt) tem um papel fundamental na resposta que você recebe do ChatGPT. Tal como um Oleiro molda o barro para obter uma peça de cerâmica, também a forma como vai modelar a sua prompt irá gerar outputs mais ou menos ajustados com o que pretende obter. Deixe-me mostrar-lhe em seguida as 7 orientações práticas com que pode modelar o seu diálogo com o ChatGPT de forma a obter interações que pareçam tudo, menos robóticas.


1. Enquadramento Claro e Contextualizado

Ao utilizar o ChatGPT no contexto do marketing, ou da gestão de marcas, é crucial elaborar prompts que sejam claras. Para tal, é importante iniciar a sua ordem de instrução com uma introdução concisa e contextualizada que deixe claro o objetivo da sua interação. Ao fornecer informações de contexto que sejam relevantes estará a ajudar o ChatGPT a ompreender melhor a natureza da conversação que pretende estabelecer.


Prompt-Exemplo: "ChatGPT, crie uma frase cativante para um anúncio nas redes sociais que promova a nossa nova linha de produtos sustentáveis."


2. Diretrizes Específicas para o Conteúdo


Ao interagir com o ChatGPT, é importante também especificar o tipo de conteúdo que deseja obter. Ou seja, se quer ajuda na criação de um slogan, ou elaborar um parágrafo descritivo ou um texto sobre o seu produto, é importante fornecer instruções claras e específicas que permitam ao ChatGPT elaborar um conteúdo que corresponda às suas necessidades.


Prompt-Exemplo: "ChatGPT, elabore um texto envolvente para a página de destino do nosso site, em que se destaquem as diferenças da nossa marca de equipamentos desportivos."

Se aplicar esta prompt no ChatGPT irá verificar que a ferramenta irá sugerir um conjunto de atributos diferenciadores, com base no conhecimento prévio que tem sobre equipamentos desportivos. É por isso recomendável que a sua segunda prompt substitua os atributos indicados pelo ChatGPT pelos atributos da sua marca. É claro que terá benefícios em desde logo indicar os seus atributos na prompt inicial. Nesse caso, a formulação poderia ser ainda mais específica, como por exemplo:


Prompt-Exemplo: "ChatGPT, elabore um texto envolvente para a página de destino do nosso site, em que se destaquem as diferenças da nossa marca de equipamentos desportivos, nomeadamente: design exclusivo, materiais inovadores, sustentatibilidade e respeito pelo planeta"


3. Segmentação de Tópicos Complexos


Muitas vezes, as estratégias de marketing abrangem tópicos multivariados. Por exemplo, é difícil falar em qualidade sem falar em satisfação; ou falar em experiência de compra, sem falar na experiência pós-venda ou nas garantias associadas, para dar alguns exemplos.


Nestes casos, dividir os tópicos da sua prompt em partes distintas pode ajudar na obtenção de respostas mais focadas e que permitam abordar todos os ângulos que são relevantes.


Prompt-Exemplo: "ChatGPT: elabore um texto sobre o nosso produto. Primeiro, explique os benefícios da nossa solução de software. Em seguida, destaque casos de sucesso de clientes que experimentaram melhorias significativas."

Por mais incrível que possa parecer, o ChatGPT vai redigir um texto com os benefícios do seu produto, mesmo sem os conhecer. Na verdade, a plataforma irá listar os benefícios mais procurados ou valorizados no contexto da sua indústria, considerando que a sua empresa corresponde a essas expectativas. Em relação aos seus clientes, o exercício de resposta é similar: o ChatGPT vai formular um texto-padronizado (empresa X, Y, Z), para que seja personalizado posteriormente por si. O output poderá ser algo como ilustro na imagem seguinte:


Resposta do ChatGPT
Exemplo de resposta gerada pelo ChatGPT. Crédito Imagem: Marcating.com


4. Harmonização final


Não o quero desanimar, mas por muito perfeita que seja a formulação da sua prompt, é muito provável que a resposta inicial do ChatGPT não esteja alinhada com o que espera obter. Se for o caso será necessário harmonizar e alinhar o resultado final com a sua expectativa. Por exemplo, será uma ajuda útil adicionar perguntas que permitam evoluir o conteúdo gerado no sentido daquilo que pretende obter. Pegando no exemplo anterior, vamos imaginar que a sua expetativa seria obter um texto mais detalhado sobre o impacto do seu produto no contexto profissional dos seus clientes. Nesse caso, a seguinte prompt poderia ser uma ajuda importante:


Prompt-Exemplo: "ChatGPT: Elabore 1 exemplo específico sobre a forma como os nossos produtos ajudaram clientes a resolver problemas reais"

Tomando o exemplo da imagem ilustrada no ponto anterior como sendo o resultado da primeira prompt, veja na imagem seguinte como o ChatGPT conseguiu gerar uma sugestão muito mais específica.


Chat GPT Exemplo
Exemplo de resposta gerada pelo ChatGPT. Crédito Imagem: Marcating.com

5. Ilustração com Exemplos Tangíveis


Se mesmo respeitando os passos anteriores ainda não obteve os resultados que procurava, experimente incorporar exemplos concretos nas suas interações com o ChatGPT de forma a tornar as suas mensagens mais tangíveis e persuasivas. Por exemplo, pode solicitar ao ChatGPT a criação de cenários que demonstrem o valor de seus produtos ou serviços, como ilustrado na seguinte prompt:


Prompt-Exemplo: "ChatGPT: elabore um exemplo de um cliente fictício que obteve ganhos de produtividade de 40% e um aumento de 30% na faturação anual, após a implementação das nossas soluções de software de gestão."


6. Perguntas Exploratórias


Aprofundar a conversa com o Chat GPT pode fornecer insights valiosos. Por exemplo, pode fazer perguntas de follow-up aos resultados obtidos para explorar ângulos específicos e obter detalhes que ajudem a melhorar a sua estratégia de marketing, e que poderiam não estar a ser considerados por si, conforme induzido na seguinte prompt:


Prompt-Exemplo: "ChatGPT: Para além das funcionalidades, que outras perspectivas podemos salientar para destacar o nosso produto da concorrência?"


7. assegurar a Imparcialidade


Para obter textos, relatórios, ou qualquer outro output, objetivo e imparcial, é importante orientar o ChatGPT no sentido de fornecer uma análise equilibrada. Uma forma de o fazer, passa por solicitar outputs que considerem os prós e os contras sobre o que pretende elaborar. Isso é especialmente relevante na comparação de produtos ou na formulação de estratégias de vendas, por exemplo. Veja a elaboração da seguinte prompt e a posterior resposta obtida pelo ChatGPT ilustrada na imagem seguinte.

Prompt-Exemplo: "ChatGPT: Analise de forma imparcial os pontos fortes e fracos de um atributo que consideramos ser diferenciador para a nossa marca de equipamentos desportivos: sustentatibilidade e respeito pelo planeta"

Pode verificar na imagem seguinte que a resposta dada pelo ChatGPT aponta de facto uma leitura equilibrada, o que permite ao gestor de marketing tomar decisões mais sustentadas em perspectivas que, eventualmente, poderiam não estar a ser previamente consideradas na sua análise.


Exemplo do ChatGPT
Exemplo de resposta gerada pelo ChatGPT. Crédito Imagem: Marcating.com

 

Transformar Interações com Máquinas em Diálogos Autênticos


Em conclusão, é possível falar com uma máquina sem nos sentirmos um Robot. Acredito que se adotar as orientações práticas que sugiro neste artigo vai conseguir transformar as suas conversas com o ChatGPT em diálogos relevantes e mais humanizados. Na verdade, quanto mais fluente for o seu diálogo, melhores serão os resultados que irá obter dos seus assistentes virtuais, sejam o ChatGPT da OpenAI, o Bard da Google, ou o novo Bing da Microsoft já energizado com Inteligência Artificial, entre tantas outras ferramentas de AI.


De acordo com a minha experiência, a clareza da pergunta inicial, associada a diretrizes precisas, exemplos concretos e com a validação do critério da imparcialidade, são os princípios-chave para uma interação com o ChatGPT, isenta de frustrações e com resultados eficazes. Se conseguir articular a tecnologia com o seu conhecimento e sobretudo com a sua intuição, acredito ser possível aproveitar todas as potencialidades do ChatGPT sem perder a autenticidade.

コメント


Já tens o GUIA PRÁTICO que preparei para ti?

"Adorei o Livro. Vejo as marcas de uma forma diferente e ajudou-me na minha empresa"

Susana Marques, Coimbra

 LIVRO eBook - 124 Páginas - 3.ª EDIÇÃO

Criar e gerir uma Marca
em 5 passos

Capa do Livro Criar e Gerir uma Marca em 5 Passos
Capa do Livro Criar e Gerir uma Marca em 5 Passos

Mais conteúdos para aplicares à tua marca

Aprofunda os teus conhecimentos com artigos que abordam todas as dimensões de Branding e Gestão de Marcas

Diferenciação em Branding

DIFERENCIAÇÃO

Não basta ser diferente é necessário fazeres a diferença na Vida dos teus clientes

Segmentação em branding

SEGMENTAÇÃO

Atrai os clientes certos para construires uma marca forte e duradoura

Posicionamento de Marca

POSICIONAMENTO

Descobre o sweet-spot da tua marca no mercado e torna-te uma referência no teu setor

Prometo que não passo das Marcas

Assina a minha Newsletter e recebe as novidades e os novos artigos em primeira mão!

Obrigado. Estamos em contacto! Até já

bottom of page