top of page

Agrupar Necessidades e Desejos

A marca não pode chegar a todos os consumidores, porque não será competitiva em todos os mercados. De facto, se quisermos chegar a todos os públicos, corremos o risco de não sermos relevantes para ninguém em particular.


Agrupar necessidades e desejos. Branding e Gestão de Marcas
Agrupar necessidades e desejos. Crédito da Imagem: Marcating.com

Embora a segmentação seja uma das abordagens mais clássicas na área de marketing, existem metodologias mais recentes como a segmentação psicográfica, ou geracional, que nos ajudam a responder a uma questão fulcral: como podemos ser relevantes na vida dos consumidores da marca.


A segmentação de mercado é definida como uma forma de agrupar os consumidores em grupos homogéneos de acordo com as suas necessidades e desejos. O que significa que existem análises mais focalizadas nas características explícitas do consumidor (que identificam as necessidades) e abordagens que analisam as características implícitas num contexto mais psicológico (identificam os desejos).


Uma marca que procure diferenciar-se através do preço-baixo, está mais orientada para a satisfação de uma necessidade (p.e. poupança), do que uma marca que se posicione no sector do luxo, que estará mais orientada para a satisfação de um desejo (p.e. ascensão social).

A opção pela segmentação psicográfica permitirá compreender as motivações e retrações psicológicas implícitas nos processos de decisão de um consumidor que, p.e. pretenda adquirir uma carteira Louis Vuitton, ou uma caneta Montblanc. Embora a segmentação geográfica também seja importante no setor do luxo (p.e. para escolher a localização de uma loja numa área com elevado poder de compra), dificilmente ajudará a compreender o estilo de vida que motiva a compra de bens de luxo.


O que pretendemos saber no binómio necessidade/desejo, poderá ajudar a escolher o tipo de segmentação mais ajustado ao posicionamento da marca.

Compete ao gestor de marca, escolher e articular as diferentes formas de segmentar o mercado de forma a melhor compreender para quem poderá estabelecer a proposta de valor mais adequada.


A ilustração abaixo pode ajudá-lo no processo de escolher e aplicar os principais métodos de segmentação: Demográfica, Comportamental, Geográfica e Psicográfica.



Comments


Já tens o GUIA PRÁTICO que preparei para ti?

"Adorei o Livro. Vejo as marcas de uma forma diferente e ajudou-me na minha empresa"

Susana Marques, Coimbra

 LIVRO eBook - 124 Páginas - 3.ª EDIÇÃO

Criar e gerir uma Marca
em 5 passos

Capa do Livro Criar e Gerir uma Marca em 5 Passos
Capa do Livro Criar e Gerir uma Marca em 5 Passos

Mais conteúdos para aplicares à tua marca

Aprofunda os teus conhecimentos com artigos que abordam todas as dimensões de Branding e Gestão de Marcas

Diferenciação em Branding

DIFERENCIAÇÃO

Não basta ser diferente é necessário fazeres a diferença na Vida dos teus clientes

Segmentação em branding

SEGMENTAÇÃO

Atrai os clientes certos para construires uma marca forte e duradoura

Posicionamento de Marca

POSICIONAMENTO

Descobre o sweet-spot da tua marca no mercado e torna-te uma referência no teu setor

Prometo que não passo das Marcas

Assina a minha Newsletter e recebe as novidades e os novos artigos em primeira mão!

Obrigado. Estamos em contacto! Até já

bottom of page