Agrupar os seus consumidores por países, regiões, localidades, ou até por código-postal, é a forma mais simples de segmentar um mercado, ou uma audiência. Veja aqui 7 dimensões para tipificar a sua audiência de forma eficaz.
Quando recorremos à Segmentação Geográfica estamos na prática a definir onde se encontram os clientes. É uma das técnicas mais utilizadas na área do outbound marketing ou prospeção de mercados, em que o perfil dos potenciais consumidores não é tão granular. Por exemplo, se abrir uma loja física numa determinada região, poderá querer desenvolver uma campanha de marketing direto distribuindo folhetos em ruas ou códigos-postais específicos que possam fazer parte da área de influência do seu negócio.
Recorrer à análise da densidade populacional de uma região é uma forma de aprofundar a segmentação geográfica com mais detalhe. Com efeito, é o que fazem as cadeias de supermercados, procurando construir os seus novos espaços onde existam mais famílias disponíveis para as suas compras do dia-a-dia. E se Articular a segmentação geográfica com o rendimento per capita da segmentação demográfica poderá ainda ser capaz de localizar as famílias com maior poder de compra. O que pode ser um ângulo a considerar para o sucesso económico do seu negócio.
A imagem seguinte sintetiza as 7 principais dimensões para segmentar a sua audiência com base em critérios geográficos.